Populares Mês

domingo, 22 de novembro de 2015


Não tem sido bonito de ver o antes e após os jogos entre Sporting e Benfica. Enquanto o bronco que treina os calimeros de Alvalade, aproveita a onda claramente favorável para dar azo à sua tradicional arrogância e vaidade, acompanhado por um presidente chefe de claque e um director de futebol que é um agitador e assenta a sua maneira de estar na célebre frase, vocês sabem do que eu estou a falar, para os lados da Luz anda tudo às voltas, numa desorientação que mete dó. Afinal a tão famosa estrutura resumia-se a Jesus mais o colinho e não o dos adeptos; mais o trogloditismo do Guerra; a cassete do apito que o "Chouriço" usa e abusa; sem esquecer uma comunicação social submissa, sempre pronta a extrapolar ou branquear conforme dá jeito. Até o tão sereno e tranquilo Rui Vitória perdeu a traquitana, ameaçou falar alto, deixar de ser bonzinho, passar a ser comido de caldeirada, mas nem pensar em ser comido de cebolada. Um espanto e mais ainda porque não tendo visto o jogo, mas lendo as análises dos comentadores de arbitragem, fiquei baralhado, não sei quem foi beneficiado ou prejudicado. Por exemplo, no painel do Jogo o lance mais polémico e que mereceu unanimidade, não foi o penalty sobre Luisão, mas o penalty sobre Slimani - no primeiro caso Jorge Coroado não viu grande-penalidade. Tem sido um pagode, vai continuar a ser um pagode, como disse alguém, ai se fosse com o F.C.Porto, ai se fosse com Julen Lopetegui...

Quanto ao nosso F.C.Porto fez o que era preciso fazer, não brilhou, não presenteou os açorianos com a jogatana que eles mereciam, mas cumpriu o objectivo e está nos oitavos-de-final de uma prova que já não vence desde 2011 e quer voltar a vencer. Ainda sobre a viagem, a forma calorosa e apaixonada como os portistas açorianos receberam o F.C.Porto, surpreendeu até o Presidente Pinto da Costa - aqui. Registo o facto, mas pergunto: a surpresa não será um sintoma de um certo distanciamento entre os dirigentes do Clube e SAD e os seus adeptos? Tenho vontade de dizer: há cada vez mais portistas e portismo, apesar do pouco que tem sido feito por quem tem esse dever e obrigação.

Ainda sobre o jogo de ontem, uma palavra sobre Alberto Bueno.
É um jogador muito interessante. Não é tosco, é fino, sabe jogar, sabe estar - outro no seu lugar já teria amuado e baixado os braços, tão poucas têm sido as oportunidades -, não sendo um ponta-de-lança, é um avançado que tem golo. O grande problema é onde o colocar... mas ontem até encostado a uma lateral apareceu no centro da área a finalizar por duas vezes. Um jogador para estar sempre no banco, pelo menos. Idem para o menino da foto da esquerda, mas sobre esse já o disse há muito tempo.

Li no Dragões Diário que fez hoje 85 anos que Artur de Sousa "Pinga" se estreou com a camisola do F.C.Porto. Associo-me à data com um post que fiz por ocasião do 116º aniversário do F.C.Porto e Centenário do nascimento de Artur de Sousa "Pinga" - aqui.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset