Populares Mês

quarta-feira, 2 de setembro de 2015



Neste tasco nunca se branqueiam más exibições, más opções, más decisões, sejam elas dos dirigentes, treinadores, jogadores. Em relação ao treinador, porque nunca treinei sequer uma equipa de bairro, se às vezes me permito dar ares de treinador de bancada, é porque acompanho o F.C.Porto há muitos anos, já assisti ao trabalho de grandes técnicos que passaram pelas Antas e pelo Dragão, de muito perto. Assisti e vi como treinavam Pedroto, Artur Jorge, Ivic, Robson, Mourinho, por exemplo, só para citar aqueles que mais me marcaram pela positiva, como também vi trabalhar Quinito, o paradigma pela negativa. É por isso que mando os meus bitaites, que valem o que valem. O F.C.Porto jogou pouco, muito pouco nos dois últimos jogos, disse-o nos posts dos jogos. Depois analisei aquilo que acho esteve mal, quais foram os erros cometidos, apontei soluções que, como é óbvio, também valem o que valem. Também já tinha dito que temos um excelente plantel, equilibrado, com várias soluções, portanto, temos de jogar mais e melhor. E também que nunca um treinador teve tanto poder como Julen Lopetegui, nunca a Administração da SAD e Direcção Desportiva, foi tão longe para satisfazer um treinador como tem acontecido nestas duas épocas do treinador basco à frente da equipa do F.C.Porto.

Portanto, todas as críticas que tenham substância, respeitem a Instituição F.C.Porto e quem profissionalmente a serve, não se limitem aos chavões, Lopetegui foi um erro de casting, é mau, com ele não vamos a lado nenhum, devia sair; ou  trocadilhos de mau gosto, insultos foleiros, bem como teorias da conspiração, muitas vezes alimentadas por uma comunicação social, salvo raras excepções, rasteira, suja e vendida, como são exemplos, Lopetegui castigou Cissokho ou explicou-se a Cissokho(*); Lopetegui teve um grande bate boca com Fabiano, que lhe pediu explicações, etc; bem como as especulações baseadas no diz-se, ouve-se, consta, um amigo do meu amigo disse...; são bem-vindas, até poderei fazer delas posts e colocá-las à discussão. Como já fiz no passado.

Tudo porque para mim é claro e de há muito tempo - como já disse e repeti, sou do tempo que ao primeiro empate começava a contestação, à primeira derrota ela aumenta e à segunda, treinador para a rua e sei o quanto isso custou ao F.C.Porto...-, não é aos adeptos que compete tomar decisões sobre as competências do treinador, se é capaz, tem capacidade para levar o barco a bom porto. É aos dirigentes. Se fossem os adeptos não havia treinador que resistisse. Vítor Pereira que foi bicampeão, tinha saído à 5ª jornada da sua primeira época, quando o F.C.Porto empatou em Aveiro frente ao Feirense. José Mourinho, sim, o treinador mais ganhador, no sentido de títulos marcantes, da História do F.C.Porto, passou um mau bocado quando após substituir Octávio, perdeu 3-0 em Belém, 2-3 nas Antas com o Beira-Mar. Conheço alguns que já diziam que não passava de um adjunto, não tinha estaleca para o F.C.Porto. Todos orgulhosos, lá vieram eles, estás a ver como temos razão, quando na 1ª jornada da fantástica época de 2002/2003, empatamos em casa com o Belenenses. Depois... sem comentários. Nesta altura, repito, não estamos a jogar bem, temos de jogar muito melhor, mas vamos em primeiro, não há razões para todo este frenesim, este pessimismo, estes constantes tiros ao alvo, um alvo que para o bem e para o mal, é o treinador do F.C.Porto. Jesualdo teve grandes problemas, Villas-Boas até à Supertaça estava a ser arrasado, Vítor Pereira passou muito mal, Paulo Fonseca também, Lopetegui apesar de mostrar estaleca, já começa a ser afectado por esta pressão constante. Como se não bastassem os nossos inimigos e temos muitos, levar constantemente com os amigos... é dose! Fica a sensação que há gente que prefere os insucessos em nome da razão da sua teoria sobre o treinador que as vitórias do F.C.Porto. Adiante.

Sei por experiência própria que nesta realidade virtual há muito mais gente disponível para criticar que para elogiar. OK, não é natural, mas são os novos tempos. No entanto, enquanto houver Dragão até à morte, não me desviarei um milímetro dos princípios que nortearam a criação do blog. Pelo F.C.Porto, tudo, contra o F.C.Porto, nada. Faz qualquer coisa pelo F.C.Porto, não fiques à espera do que o F.C.Porto pode fazer por ti. O F.C.Porto não se apregoa, pratica-se. Criticar, sim, mas com respeito, objectividade e espírito construtivo. E como também não procuro agradar a gregos e a troianos, nem unanimidades; não tolero sabichões que nunca se enganam e raramente têm dúvidas; ou aqueles que em nome das suas antipatias usam de má-fé e tudo serve para criticar, até a cor da gravata; o caminho é e vai continuar a ser este. Quem gostar e quiser aparecer, dentro deste espírito, é bem-vindo, quem não quiser, paciência. A vida continua, independentemente dos ruídos oriundos das más-línguas.


Concluindo, como não suporto gente cínica nem hipócrita, gente incapaz de dizer certas coisas aqui e depois vai dizê-las noutros lados, faço um apelo a todos os que não gostam do Vila Pouca e do Dragão até à morte: procurem outros espaços, poupem-me ao vosso cinismo e hipocrisia.

(*) Ó porquinho de brega, estás enganado, Lopetegui apenas estava a avisar o Cissokho que a tua priminha é boa como milho, mas é uma vendida e traiçoeira.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset