Populares Mês

sábado, 15 de agosto de 2015


Início do campeonato, mais uma noite de Dragão quase cheio, 48.509 espectadores, grande entusiasmo, enorme expectativa para ver o F.C.Porto versão 2015/2016. E sem dar um show de bola, tendo momentos menos brilhantes, no conjunto dos 90 minutos, o F.C.Porto fez uma exibição competente, foi muito superior, venceu de forma clara e indiscutível, deixou boas promessas para o futuro.

Com Casillas (nota 6), Maxi (7), Maicon (6), Marcano (6) e Alex Sandro (6), Danilo (6), Herrera (4), depois André André aos 54 (6) e Imbula (5), depois Evandro aos 64 (5), Varela (7), depois Brahimi aos 85 (4), Aboubakar (8) e Tello (6), o F.C.Porto entrou forte, pressionante, mais dinâmico, mais intenso e sem perder tanto tempo como no passado na saída, ameaçou por Imbula e marcou cedo, decorriam apenas 8 minutos, por Aboubakar, após uma excelente combinação entre Varela e Alex Sandro que assistiu o camaronês. Aberto o marcador, conseguido o mais difícil, o conjunto de Lopetegui que tinha largura, profundidade, dominava, e ameaçava, faltava apenas mais assertividade no último passe e eficácia, para que ao intervalo o resultado estivesse colorido com mais golos dos azuis e brancos.

Resumindo: com o Vitória incapaz de incomodar Casillas, os Dragões, sem serem brilhantes, muito porque Herrera esteve desinspirado, Imbula abaixo do normal e Tello sem a capacidade do seu colega do outro flanco para esticar o jogo, fizeram o suficiente para ir para as cabines com pelo menos mais um ou dois golos.

Não foram e como entraram mal no início da segunda-parte, o jogo equilibrou-se e com o resultado na diferença mínima, era necessário acordar, voltar a acelerar, dominar, colocar os vimaranenses em sentido. E assim foi. Tello aos 52 minutos teve nos pés uma oportunidade flagrante para dilatar o marcador, desperdiçou-a de forma inacreditável, mas quando Aboubakar, a passe de Maxi, fez o 2-0, o jogo ficou decido. Iam decorridos 62 minutos e daí até final os pupilos de Lopetegui sentiram que o jogo estava ganho, ficaram mais confiantes, melhoraram a qualidade, conseguiram algumas bonitas jogadas, marcaram mais um golo por Varela, podiam ter feito pelo menos, mais dois ou três.

Concluindo: só agora começou o campeonato, não se pode pedir já mundos e fundos, ainda há muito para melhorar, mas foi um Porto prometedor aquele que se exibiu esta noite no Dragão.
Maxi, Varela e Aboubakar foram os gostei mais, Herrera o que gostei menos, Imbula não fez o jogo que esperava. Gostei do Tello da segunda-parte e parece-me que tem muito a ver com Casillas a forma mais célere como a equipa sai a jogar a partir de trás.
Agora é continuar a trabalhar para melhorar o que ainda não está bem - hoje, mais na primeira-parte, a qualidade de passe, em particular o passe para golo ou que coloca o jogador perto do golo -, resolver os casos pendentes e preparar a difícil deslocação à Madeira, onde e frente ao Marítimo, temos de começar a acabar com a maldição da Ilha.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset