Populares Mês

quinta-feira, 21 de maio de 2015

 
Depois de ter deixado algumas perguntas ao Presidente, gostaria também de colocar algumas a Julen Lopetegui. Por exemplo:
Mister, desde que chegou começou logo a ser bombardeado, valeu tudo para lhe "bater", desde a falta de experiência em clubes e na Champions, passando pela torre de observação, armada espanhola, relação com Quaresma, arrogância espanhola, modelo, sistema, rotatividade, críticas aos árbitros, etc. O que tem a dizer sobre isso?

Durante esta época e semanalmente, deu a cara, foi praticamente a única voz do F.C.Porto. Sentiu sempre o apoio da estrutura do futebol, Presidente em primeiro lugar ou por vezes sentiu-se um homem só? Acha que basta aparecer nos treinos após resultados negativos para esse apoio e solidariedade ser manifesto ou em alguns momentos esse apoio e solidariedade devia ser público e em forma de palavra? Sente-se desgastado e vai alterar a sua postura no futuro, ou vai manter o mesmo comportamento? A famosa estrutura do F.C.Porto correspondeu às suas expectativas em todas as áreas, incluindo o departamento clínico?

Que pensa da comunicação social portuguesa? Acha-a isenta, equilibrada, justa, conhecedora ou tem uma opinião negativa, daí falar no manto protector?

Esperava um futebol português diferente, mais fácil e por isso foi surpreendido no início da época?

Alguma vez, mesmo que de forma velada, sentiu que a Champions é que era e o campeonato, desde que garantisse a entrada na fase de grupos em 2015/2016, tanto valia ficar em primeiro como em segundo? No jogo da Taça de Portugal frente ao Sporting e a poucos dias do F.C.Porto receber o Athletic de Bilbao, em que fez uma clara opção pelo jogo europeu, foi apenas por razões desportivas?

Sempre que Quaresma é substituído a comunicação social faz um filme. Ou é porque faz má cara, ou porque não o cumprimenta, a mesma coisa quando o Nº7 vai ao banco. Acha isso natural, convive bem com isso? Ou fica incomodado, acha que esses filmes o podem fragilizar, dado o carinho que têm por Quaresma muitos adeptos portistas?

O que aconteceu para que em momentos cruciais e em que tínhamos de ganhar nem que fosse ao pontapé para a frente e fé em Deus, a equipa falhasse? Concorda com aqueles que dizem que a mensagem não passou? Aceita a crítica que nesses jogos não foi capaz de transmitir a confiança, incentivo e motivação necessária para que a equipa tivesse a capacidade para deixar a pele em campo e vencer?

No F.C.Porto vs Basileia que considero o jogo mais conseguido pelo F.C.Porto esta época e onde se viu aquilo que acho são as suas ideias de jogo: equipa equilibrada, organizada, com posse, pressão alta e bem executada, dinâmica, largura, profundidade, boas jogadas de envolvimento, quatro golos e uma vitória categórica. Sendo os suíços uma equipa muito melhor que os marítimos desta vida, quais as razões para que as exibições deste nível fossem poucas, perdendo-se muitas vezes a equipa em toques e mais toques, num futebol estéril e irritante, de muita parra (posse) e pouca uva (golos)?

Tenho um amigo - se um dia estiver perto dele agasalhe-se bem...- que diz que o Mister, mesmo tendo indicado e conseguido trazer para o F.C.Porto vários jogadores que conhecia bem, nenhum tem características de liderança, é uma espécie de extensão do treinador dentro do campo. Esta ideia que me parece lógica, faz sentido para si? E se sim, quem era e porque não veio esse jogador?

Sendo que Danilo vai sair, Jackson é quase certo que também sai e Óliver regressa ao Atletico de Madrid, são logo três habituais titulares que deixam o F.C.Porto. Se a esses se juntar as saídas de Casemiro, Alex Sandro, é meia equipa que deixa o Dragão. Está preocupado, sabendo que substituir jogadores dessa qualidade não é fácil para um clube com limitações financeiras? Vê mais algum Rúben Neves na formação?

Com mais um ano de futebol português e de F.C.Porto, que podem os portistas esperar da próxima época?

Soltas:
No Jornal da Tarde da RTP, a jornalista Inês Gonçalves disse que os Super-Dragões ameaçaram bloquear os acessos ao Pavilhão do Odivelas, onde jogavam o Sporting e o F.C.Porto para o quarto jogo da final do play-off de andebol. Achei piada e por isso fui à página da Inês no facebook e deixei-lhe este comentário:
«Ó Inês, essa dos Super-Dragões terem ameaçado bloquear os acessos ao Pavilhão de Odivelas, só na tua linda cabecinha... é uma clara ironia, uma resposta ao comunicado do F.C.Porto, é uma forma de mostrar que eles estão sempre lá. Vê se raciocinas... não leves as pessoas a pensar que só estás na RTP pela tua carinha laroca...»

O meu amigo José Manuel Conceição anda tão desanimado que até tem evitado falar comigo, mas hoje, não deve ter aguentado e lá mandou brasa:
«Vila, quem pagou a festa no Marquês? Para além daquela pouca vergonha, daquela bandalheira, daquele conselho aos polícias que não fossem equipados porque ficava mal na festa do clube do regime, polícias que agora estão revoltados, porque há um que até pode ficar cego, quem pagou a festa?»
- Zé, olha não sei, mas como a dívida pública aumentou... se calhar fomos nós!


Nada a dizer, vou ver o jogo da triste despedida porque só costumo faltar por motivos de força maior, não perco um jogo há muitos anos, quero dizer adeus a alguns que fazem o último jogo de Dragão ao peito, em particular a Jackson Martínez. Posso não ter gostado de um ou outro comentário que fez, mas para além de um grande jogador, foi um profissional exemplar, que honrou o manto sagrado, deixa saudades. Ah, e não é portista desde pequenino... Espero que se sagre melhor marcador do campeonato. Fim.

O arbitro é Olegário Benquerença, auxiliado por Bertino Miranda e Luís Marcelino.

Convocados do F.C.Porto:
Guarda-redes, Helton e Andrés Fernández;
Defesas, Danilo, Alex Sandro, José Ángel, Martins Indi e Reyes;
Médios, Rúben Neves, Brahimi, Evandro, Quintero, Casemiro, Herrera;
Avançados, Quaresma, Hernâni, Jackson, Ricardo e Aboubakar.

Equipa provável:
Helton, Danilo, Reyes, Martins Indi e Alex Sandro, Casemiro, Rúben Neves e Herrera, Quaresma, Jackson e Brahimi.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset