Populares Mês

terça-feira, 14 de abril de 2015


Guardiola sobre Herrera: «falso lento, muito potente, que joga em toda a linha»
Como se pode pedir a quem via Candeias e não via Moutinho, que veja o que o treinador do Bayern vê?

Bayern, Viena, História, O despertar do monstro. O monstro cresceu tanto, tanto que nem nos apercebemos O que foi preciso andar para aqui chegar... Amanhã e muitos anos depois dessa Valsa Maravilhosa, o F.C.Porto volta a enfrentar os alemães do Bayern, desta feita para os quartos-de-final da Champions League. E como não sou irrealista, nem megalómano, daqueles com a mania que o F.C.Porto é o mais maior, melhor, grande clube deste desta planeta e dos outros, tenho consciência e não me custa reconhecer que esta época e pela primeira vez, mesmo jogando em casa, o meu clube não é o favorito. Não é favorito porque vamos jogar com um dos maiores e mais ricos clubes do Mundo; que tem um dos melhores treinadores do Mundo; vários dos melhores jogadores do Mundo; vários Campeões do Mundo; e que fazem com que o Bayern seja uma equipa forte em todos os sentidos, uma das três melhores equipas do Mundo. Os campeões da Alemanha são fortes física e tecnicamente, intensos, rápidos a pensar e a executar, com uma enorme capacidade de tiro, têm vários jogadores que fazem a diferença. Enfim, o conjunto treinado pelo espanhol Pepe Guardiola, preenche todos os requisitos necessários para que olhemos para ele com o respeito devido a um adversário poderosíssimo. Mas se devemos ter respeito, não devemos ter medo, nem entrar em campo derrotados. Não somos um clube de prestar vassalagem e estender a passadeiras a ninguém. E como no futebol as surpresas estão sempre a acontecer, lembremo-nos de Viena, o Bayern também era o grande favorito e foi vergado pela qualidade e a magia de um Dragão ambicioso, corajoso e destemido. Podemos voltar a fazer história, tal como em 27 de Maio de 1987, podemos voltar a espantar o mundo do futebol. Para isso temos de ser uma equipa concentrada - ao mínimo erro eles penalizam - unida, coesa, solidária e soltando a qualidade que também temos. Só um Dragão de chama alta pode derrubar o gigante alemão.
O estádio está esgotado, mas apesar dos muitos alemães que estarão a apoiar o Bayern, nós estamos em esmagadora maioria. Não é todos os dias que temos jogos como este, desfrutemos e apoiemos a nossa equipa, sempre, principalmente nos momentos mais difíceis de um jogo em que poderemos ter períodos de muito sofrimento.

Nota:
Alguma da queriduxa e muito nossa amiga comunicação social, fala na falta de seis habituais titulares no Bayern, coloca mais ênfase nas baixas dos alemães que nas do F.C.Porto, como se a importância de Jackson - está convocado, mas não acredito que tenha condições para jogar de início...-, Tello e até Marcano, fosse menor nos Dragões que as de Robben, Ribery ou Alaba nos bávaros, por exemplo. Como se um ataque com Gotze, Lewandowski e Thomas Muller, fosse fraquito; como um meio-campo que tem Xavi Alonso e Thiago Alcántara não tivesse qualidade; uma defesa que tem à frente de Manuel Neuer, Lahm, Boateng, Dante e Bernat, fosse fácil de ultrapassar. Enfim, nada de surpreendente, mas que convém sempre registar.

O árbitro é Carlos Velasco Carballo, auxiliado por Roberto Alonso e Juan Yuste, tendo como árbitros de baliza Carlos Del Cerro e Jesús Gil Manzano e como quarto árbitro Raúl Cabanero, todos espanhóis

Convocados do F.C.Porto:
Guarda-redes, Fabiano e Helton;
Defesas, Danilo, Reyes, Maicon, Martins Indi e Alex Sandro;
Médios, Rúben Neves, Brahimi, Evandro, Quintero, Óliver, Herrera e Casemiro;
Avançados, Quaresma, Ricardo, Jackson, Hernâni, Gonçalo e Aboubakar.

Equipa provável:
Fabiano, Danilo, Maicon, Martins Indi e Alex Sandro, Casemiro, Óliver e Herrera, Quaresma, Aboubakar e Brahimi.

Antevisão de Julen Lopetegui:
«Não paramos para pensar em quem é o favorito. A nossa energia está focada em dar uma boa resposta, frente a uma equipa extraordinária como o Bayern. Queremos ser protagonistas, independentemente do adversário. Penso que esta é uma das melhores equipas de sempre do Bayern, pelo que teremos de fazer muito bem as coisas»

«Começámos esta aventura sem bilhete, os jogadores conquistaram o direito de participar na competição de clubes mais importante do Mundo e defrontar equipas como o Bayern»

«Não valorizo as baixas do rival nem as nossas. O Bayern vai ter oito ou nove campeões do Mundo em campo. Já quase todos tocaram a glória mundial»

«Os jogadores que estão disponíveis são aqueles que terão de ajudar-nos a alcançar o objetivo que pretendemos. Temos um desafio colossal pela frente»
 
Antevisão de Hector Herrera:
«A trabalhar a cem por cento e a acreditar em nós mesmo, penso que podemos passar à fase seguinte, mesmo sabendo que vamos jogar contra oito campeões do mundo»

«Sempre que compito é para ganhar. Temos de respeitar os adversários mas ter sempre a ilusão de que podemos vencer».

«É bom ver o nosso trabalho reconhecido e fico contente com os elogios mas os únicos que importam são os do meu treinador»

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset