Populares Mês

quinta-feira, 23 de abril de 2015


O gozo e a chacota não param, todo o pingarelho se acha no direito a mandar bocas ao F.C.Porto após a derrota de Munique. Ao mesmo tempo, as análises dos catedráticos da bola e dos autênticos génios do treino, gente manifestamente incompreendida - porque o mundo do futebol anda totalmente distraído, note-se... - e por isso só encontra trabalho na lavoura ou em grandes potências da Arábia Saudita, Egipto ou China, aparece a soltar a sua sabedoria, infelizmente, mal aproveitada, faz o totobola à segunda-feira e como tal acerta sempre. Um desses catedráticos, o mesmo que disse, sem se rir, que o Bayern era uma equipa banal, até se atreveu a dar a táctica para a Luz. Bendito país que tem gente assim...Adiante. Depois da derrota de Munique, a reacção do grupo de trabalho do F.C.Porto foi unânime: é preciso dar a volta por cima, temos de dar tudo para ganhar na Luz. No passado, mais ou menos recente, era isso que acontecia, como bem exemplifica o trabalho do Paulo Teixeira que podem ver mais abaixo. Lembro-me bem e por isso espero que as promessas dos profissionais do F.C.Porto não sejam apenas na teoria, a Luz veja o melhor Porto da época. Na hora da verdade é que se vê quem é quem, se apuram os bons e se apartam os fracos. Eu acredito que daremos uma resposta positiva, que seremos capazes de mostrar que um Dragão até pode estar de orgulho ferido, mas nunca perde a chama, nem a raça.

Paulo Futre foi convidado pelo panfleto da queimada para falar do próximo clássico entre o Bewnfica e o F.C.Porto. Disse o Paulinho que se o Benfica marca cedo o fantasma de Munique pode vir à cabeça dos jogadores do F.C.Porto e ser um problema.
- Paulo, poder pode, mas não deve. Se o F.C.Porto sofrer um golo cedo só tem de fazer tudo ainda com mais força de vontade e convicção para dar a volta ao resultado e ganhar.

Mas o que verdadeiramente me surpreendeu foi, à pergunta por quem ia torcer no jogo de domingo, Paulo Futre respondeu: "Moeda ao ar, não é? Há pouco tempo disse-o a brincar, mas publicamente não posso dizer quem quero que ganhe, joguei nos três grandes, tenho enorme carinho por eles, por isso publicamente tem de ser uma resposta correcta. Que ganhe o melhor"
- Porquê? Se fosse o Sporting, onde Futre nasceu para o futebol, ainda estou como o outro, mas dar uma resposta politicamente correcta, que ganhe o melhor, quando se defrontam um clube onde Futre foi bicampeão nacional, campeão europeu... e outro, onde apenas jogou uns meses? De que tem medo esta gente?

Trabalho estatístico de Paulo Teixeira
«O FC Porto, como habitual viajante da Europa do Futebol, acumula também algumas goleadas inusitadas, outras inesperadas. Neste sentido, fomos observar as goleadas Europeias sofridas pelo FC Porto (4 a 5 golos sofridos, esse será o critério), nas anteriores 40 temporadas Europeias dos Dragões e posteriormente, iremos identificar os resultados conseguidos na Liga Portuguesa, pós goleadas Europeias. Será que na ressaca de goleadas na Europa, o FC Porto continua o "naufrágio" no Campeonato Português? Ou ao invés, esses banhos de humildade Europeus, provocam internamente a revanche? Os números e os registos são esclarecedores e podem ou não, deixar-nos sinais para Domingo.
Bem, vamos então identificar as goleadas sofridas pelo FC Porto nas 40 últimas participações Europeias, para mais facilmente consultar as mesmas, iremos catalogar essas goleadas por décadas e em séculos distintos.

SÉCULO XX
Década de 70:
Na temporada 1978/79, o FC Porto de Pedroto, é goleado em Atenas pelo AEK, com um concludente 6-1, isto na Taça dos Campeões Europeus. 4 dias depois o FC Porto recebeu e goleou o Belenenses por expresivo 4-0 nas Antas!

Década de 80:
Na temporada 1982/83, Pinto da Costa cumpre a sua 1ª temporada desportiva como Presidente do FC Porto, os Dragões de Pedroto competem na Taça UEFA e são goleados por 4-0 pelo Anderlecht na Bélgica. 4 dias depois o FC Porto vai ao vélhinho Vidal Pinheiro  e empata a zero golos com o Salgueiros.

Em 1988/89, na Taça dos Campeões Europeus, o FC Porto é goleado na Holanda pelo PSV por dilatado 5-0. 3 dias depois viaja até Fafe e empata a zero golos, empate esse que levou à demissão de Quinito!

Década de 90:
Na temporada 1996/97, o FC Porto na Liga dos Campeões, é goleado por concludente 4-0, com o Manchester United. O Campeonato contempla uma paragem e não se pode identificar as sequelas que os pupilos de Oliveira trouxeram de Inglaterra.

Na época seguinte, 1997/98 e novamente com Oliveira ao leme, o FC Porto é goleado por 4-0 em Madrid pelo Real. 4 dias depois os Dragões recebem e vencem por magro 1-0 o Vitória S.C.!

SÉCULO XXI
Primeira década do século XXI:
Temporada 2007/08, os Dragões de Jesualdo Ferreira são goleados em Liverpool por expressivo 4-1. 4 dias depois o FC Porto vai á Luz vencer o Benfica por 1-0, com a célebre "ciganada" de Quaresma!

Época 2008/09, novamente com o Prof. Jesualdo ao leme, os Dragões são goleados em Inglaterra pelo Arsenal na Liga dos Campeões, neste caso por claros 4-0. Eis que o FC Porto 4 dias após aquele desaire, vai a Alvalade e vence o Sporting por 2-1!

Na temporada seguinte, 2009/10, novamente com o Prof. Jesualdo, novamente tendo como carrasco o Arsenal de Wenger e também na Liga dos Campeões, o FC Porto encaixa em Londres uma "manita", um 5-0. Passados 4 dias, o FC Porto vai a Coimbra e vence a Académica por 2-1!

Década 10 do século XXI:
Na temporada 2011/12, o FC Porto de Vítor Pereira acabava de cair para a Liga Europa, viaja a Manchester e é goleado por 4-0 pelo City. 3 dias depois os Dragões recebem no Dragão, o Feirense e vencem por 2-0!

Na recente e anterior temporada desportiva, 2013/14, já com Luís Castro como treinador, o FC Porto vai á Andalúzia disputar os Quartos Final Liga Europa, mas sai goleado de Sevilha com concludente 4-1. Passados 4 dias o FC Porto viaja a Braga e vence por 3-1!

Bom, as estatísticas podem definir meras tendências, todavia nem sempre com total assertividade, mas deixam sinais com toda a certeza, mas já lá iremos. Nesse sentido, se o FC Porto teria toda a vantagem em jogar na Luz no próximo Domingo, "almofadado animicamente" após ter eliminado o Gigante Bayern, infelizmente e também para o Futebol Português, o inverso aconteceu.. A questão que se coloca esta semana será: mas que FC Porto irá entrar na Luz ? Animicamentee e fisicamente pujante, não será com toda a certeza, pese embora as cerca de 120 horas de descanso, mas será com toda a certeza um FC Porto ferido no seu orgulho e que pretenderá revange nesse clássico decisivo para as contas finais do Campeonato.

E voltamos à estatística: ao observarmos as anteriores 10 goleadas europeias sofridas pelo FC Porto (não há registos de uma ressaca europeia, justamente porque o Campeonato sofreu uma paragem em Março de 1997), mas, posterior a essas humilhações europeias, os Dragões venceram 7 partidas, e empataram 2 jogos a zero golos, curiosamente, pós duas ressacas de goleadas europeias, o FC Porto foi a Alvalade e à Luz vencer os rivais de Lisboa!»

Resumindo:
Oxalá se domingo se confirme a tradição estatística e o F.C.Porto seja capaz de sair da Luz com o resultado que lhe interessa para continuar a lutar pelo título.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset