Populares Mês

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015


Em jogos a eliminar um empate fora é bom, um empate com golos ainda melhor. Mas é um resultado que não faz justiça ao domínio e superioridade total do F.C.Porto. Sem fazer uma exibição brilhante, os Dragões provaram que são e foram melhores, estão em vantagem e bem colocados para seguir para os oitavos-de-final. No entanto, como o futebol é fértil em surpresas, será bom que o conjunto de Julen Lopetegui no jogo da segunda-mão, respeite a equipa do Basileia, faça um jogo sério, tenha a atitude, concentração e o espírito correcto. Se for assim e acredito que será, mais um vez o F.C.Porto estará nos oito melhores clubes da Europa.

Ambas as equipas entraram com processos semelhantes, pressão alta, mas arriscando pouco e por isso o jogo estava equilibrado, apesar de um ligeiro domínio do F.C.Porto, guarda-redes em sossego, quando o conjunto helvético, na primeira vez que atacou e chegou à baliza de Fabiano, marcou. Foi injusto, nada o fazia prever, mas nestas provas é assim, qualquer distracção pode penalizante. Em vantagem os suiços que já não vinham dispostos a arriscar muito, ainda arriscaram menos, recuaram, deram a iniciativa ao F.C.Porto, ficaram na expectativa. O conjunto de Lopetegui não se fez rogado, tomou conta do jogo, teve muita posse, mas por falta de dinâmica no meio-campo e de agressividade e contundência no ataque, era muita parra e pouca uva. Óliver, Herrera e Brahimi andavam muito com a bola em vez de a soltar, Casemiro se defensivamente esteve bem, com bola errou muitos passes. Estava o jogo assim, o F.C.Porto a dominar, mas sem incomodar muito o Basileia, quando aos 31 minutos há um penalty claro sobre Jackson que o árbitro não marcou e com isso impediu que a melhor equipa chegasse ao empate, resultado que já era mais que justo, apesar do totó do Dani ver virtudes no campeão suiço que eu nunca vi. Depois desse lance e até ao intervalo, continuou a só dar Porto, mas faltava sempre qualquer coisa na zona onde se decidem os jogos.
Resumindo: Dragões superiores em todos os capítulos do jogo, menos no resultado. Se um empate já penalizava o F.C.Porto, a desvantagem era um castigo demasiado severo.

Para a segunda-parte Lopetegui manteve a equipa que tinha começado o jogo, Fabiano, Danilo, Maicon, Marcano e Alex Sandro, Casemiro, Óliver e Herrera, Tello, Jackson e Brahimi e a etapa complementar começou como tinha acabado a primeira: F.C.Porto dominador, até marcou um golo que o árbitro, bem, invalidou, Basileia tentando segurar a vantagem, mas saindo cada vez menos e sem criar qualquer perigo. Vendo que a sua equipa apesar de dominadora, continuava a não tirar qualquer vantagem desse domínio, Lopetegui mexeu: tirou Brahimi, meteu Quaresma, o Harry Potter entrou com a  atitude e o espírito correcto, o F.C.Porto melhorou, tornou-se mais perigoso, o golo adivinhava-se. Jackson podia ter empatado aos 65, mas o golo aconteceu aos 79 minutos, desta vez Clattenburg marcou o penalty, Danilo fez golo, colocou alguma justiça no marcador. Já sem Óliver que saiu lesionado e foi substituído por Rúben Neves e depois com Quintero no lugar de Tello, os Dragões continuaram superiores, mas já não tinham frescura para ir com tudo à procura da vitória. Também porque o resultado já era satisfatória, mais vale um pássaro na mão que dois a voar.
Tudo somado e como se costuma dizer, a haver um vencedor só podia ser o F.C.Porto, que não sendo brilhante, fez um jogo competente.

Notas finais:
Na Champions, mais que tudo é necessário pragmatismo, conseguir resultados que te permitam ter hipóteses de atingir os objectivos pretendidos. O F.C.Porto fez isso em Basileia e ainda juntou a um empate com golos que o deixa em vantagem, uma superioridade que lhe dá confiança e moral, enquanto deixa os suiços desconfiados e pouco optimistas.

No Dragão não vai ser outro árbitro inglês, os suiços não vão poder dar pau como deram em Basileia.

O panfleto da queimada está em contenção de despesas, a crónica do jogo foi feita pelo Pastel de Belém através das imagens televisivas.

Diamantino Miranda, um benfiquista e anti-portista, a analisar um jogo do F.C.Porto também está bem...

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset