Populares Mês

terça-feira, 16 de dezembro de 2014


Sejamos claros: no F.C.Porto não há tempo para ter tempo, a exigência de uma geração, mas não só, habituada a ganhar muitas vezes, é alta, um ano sem título é muito, dois é uma eternidade - não, não deixei de acreditar que vamos ser campeões... Quase todos os treinadores do F.C.Porto tiveram vida difícil, uns ultrapassaram esses períodos e marcaram épocas, outros ganharam, mas não ficaram como referências, saíram e muito poucos ficaram com pena. Lopetegui está na fase complicada, potenciada, primeiro, porque atendendo ao plantel as expectativas eram altas; segundo, porque perder um clássico em casa não é bom, perder dois é de mais, independentemente das circunstâncias e das atenuantes; terceiro, porque as mensagens para dar uma imagem negativa do treinador do F.C.Porto passam com muita facilidade, como se não fosse pouco aquilo que dizem e escrevem os que não gostam do melhor clube português, ainda temos de apanhar com os portistas ressabiados, os que têm agendas, até com alguns de carácter mais que duvidoso, destravados, sem memória e sem pingo de vergonha na cara. Avancemos.

Não vou dizer que Julen Lopetegui não tem cometido erros, tem e sem querer escalpelizar toda a temporada, cingindo-me apenas aos últimos jogos em que perdemos pontos para o campeonato, Estoril e Benfica, se no primeiro Lopetegui mexeu no que estava bem, alterou a estrutura, deu-se mal e mereceu críticas, no jopgo de domingo passado a abordagem foi correcta, a equipa escolhida consensual, durante o jogo não vejo motivos de censura, as mexidas foram as indicadas. Vir dizer a posteriori que frente ao clube do regime devia jogar Quaresma, só porque o Nº7 entrou bem no jogo e Tello esgotou-se no primeiro sprint; que devia jogar Evandro, porque esteve bem no jogo com os ucranianos e Herrera não esteve feliz; ou que parceiro de Martins Indi devia ser Maicon e não Marcano, é como dizia grande capitão João Pinto, fazer prognósticos no final do jogo e não é uma análise correcta.
 
Dito isto, se algo tenho a criticar a Lopetegui  foi o discurso no final do jogo e apenas na parte do pedido de desculpas aos adeptos. Não vou dizer que as desculpas não se pedem evitam-se, digo que não está na nossa cultura, nem é a marca do Dragão, pedidos de desculpa. Aquilo que eu e digo eu, porque não tenho o direito nem procuração para falar em nome dos adeptos do F.C.Porto, quero é que o treinador diga convictamente e cumpra, que erros como os que cometemos anteontem e temos cometido quase em todos os jogos, não voltam a acontecer, mas não voltam mesmo. Não foi por acaso que na antevisão do F.C.Porto-S.L.Benfica, disse: "Esse Porto tem de estar concentrado para não cometer erros primários e que podem causar dano".Também não é por acaso que tenho falado quase sempre em concentração. Não, é porque mesmo em jogos fáceis há sempre um ou dois erros grosseiros. E se contra equipas mais fracas isso raramente traz problemas, frente a equipas mais fortes paga-se caro, como pagamos nas duas derrotas que temos esta época. O que não tem remédio, remediado está, o que quero é que essa crença, "acredito que vamos ser campeões", não seja uma mera frase de circuntância, retórica, seja a convicção de todo o grupo de trabalho, já no próximo jogo tenha efeitos práticos e frente ao Vitória F.C. vejamos essa vontade e determinação. Porque, embora 6 pontos sejam muitos pontos e não dependamos apenas de nós,  num campeonato desnivelado e onde o líder quando tem dificuldades acontece sempre qualquer coisa, acho bem que não atire a toalha, não desista. Foi com essa crença que aconteceu o histórico e memorável 90+2 de Kelvin. Como disse no início do post, a vida de treinador do F.C.Porto não é fácil, mas há aqueles que têm estôfo, aguentam a pressão e resistem e os que se arrastam derrotados ou abandonam o barco.
Lopetegui não é dos que desistem nem dos que se arrastam derrotados

Notas soltas:
No panfleto da queimada, o Azevedo diz que o Benfica jogou no Dragão como o F.C.Porto jogava na Luz na década de 90 do Século passado. Tem piada, nessa altura foram raros os jogos que não vi ao vivo e não me lembro de nenhum jogo em que o F.C.Porto fosse tão pequeno na freguesia de Benfica, como o Benfica foi no domingo no Dragão - Artur Jorge, Carlos Alberto Silva, Robson, António Oliveira, Fernando Santos, jogaram no estádio do Benfica, como o Jesus jogou domingo no Dragão?
Jornalismo sem base de sustentação, não resiste até a um observador menos atento...

Quando as coisas não correm bem ao F.C.Porto, a Renascença vai ouvir quem? Pois, esse lacrau ressabiado, cuspidor no prato que lhe encheu a barriga, chamado Octávio Machado. Dali sai sempre a mesma porcaria, conversa requentada  eestragada, mas eles insistem, insistem, insistem, parece que não há mais ninguém para falar do F.C.Porto. Uma nojeira!

PS - Amanhã tentarei dar uma de treinador de bancada e falar sobre algumas coisas que acho precisam ser melhoradas.


- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset