Populares Mês

sábado, 13 de dezembro de 2014


Chegou o clássico, o jogo mais aguardado, aquele que em caso de vitória portista dará a liderança ao conjunto de Julen Lopetegui. E este não é apenas um jogo, é o jogo - e o treinador do F.C.Porto sabe que mesmo valendo os mesmos pontos, uma vitória frente ao Benfica significa muito mais que isso... Mas se é o jogo e como tal, nem preciso de dizer porque lhes queremos ganhar, para conseguirmos os três pontos e chegar à liderança, não pode ser um Porto qualquer o que amanhã subira ao relvado do Dragão. Não, tem de ser o melhor Porto, um Porto das grandes ocasiões. Esse Porto tem de estar concentrado para não cometer erros primários e que podem causar dano; tem de estar unido, coeso, solidário, um por todos, todos pela equipa; tem de ser um Porto matreiro, inteligente, pronto para contrariar uma equipa que tendo 3 pontos de avanço está tranquila, pode jogar na expectativa, não correr riscos desnecessários, uma equipa para quem uma vitória seria fantástico, um empate um bom resultado, uma derrota será um abalo, não um drama - mas se Jesus sabe que uma derrota não é um drama, sabe também que a sua margem de manobra, depois de ficar fora das competições europeias, baixará muito. O F.C.Porto, mais pressionado e porque só a vitória será motivo para festejos, sabe que terá de correr mais riscos, mas sabe também, que a sorte protege os audazes e foi ousando que os Dragões atingiram o patamar de excelência onde se encontram. Sabe ainda que uma vitória lhe dá a liderança do campeonato e por consequência uma moral e uma confiança que pode ser fundamental para o futuro. À equipa pede-se atitude, equilíbrio, tranquilidade, serenidade e uma exibição de qualidade; ao público, apoio, muito apoio, em particular nos momentos difíceis. Temos 90 minutos para ganhar o jogo, não vale a pena começar logo no início a ferver em pouca água, a passar para o campo o nervosismo das bancadas.
Para que o Natal seja azul e branco, FORÇA F.C.PORTO!

Nota:
A este nível os treinadores sabem tudo sobre as equipas e jogadores adversários, se houver alterações tácticas ou estratégias diferentes, rapidamente farão os ajustamentos necessários para corrigir o que for preciso. Se até os treinadores de bancada acham que Jesus vai pressionar alto, logo na primeira fase de construção e tentar bloquear as subidas dos laterais, Lopetegui também sabe, já deve ter alertado os seus jogadores que se for assim, têm de jogar mais longo, ganhar as segundas bolas, privilegiar o jogo interior...

Sobre o árbitro Jorge Sousa já disse tudo, espero que os auxiliares, Álvaro Mesquita e Nuno Manso, estejam atentos.

Convocados do F.C.Porto:
Guarda-redes, Fabiano e Andrés Fernández;
Defesas, Danilo, Ricardo Pereira, Maicon, Diego Reyes, Martins Indi, Alex Sandro e Marcano;
Médios, Evandro, Herrera, Óliver, Brahimi e Casemiro;
Avançados, Quaresma, Tello, Jackson, Aboubakar, Quintero e Adrián.

Equipa provável:
Fabiano, Danilo, Martins Indi, Marcano e Alex Sandro, Casemiro, Herrera e Óliver, Brahimi, Jackson e Tello. 

Antevisão de Lopetegui:
«É um clássico de paixão e intensidade e encaramo-lo com normalidade, depois de uma semana de jogo para a Champions. Será um jogo de paixão e intensidade, como são sempre os jogos entre Porto e Benfica, um clássico de nível mundial, com muita história».

«Espero um duelo de grande repercussão. É importante vencer o Benfica. Vale três pontos, como todos os jogos, mas claro que é importante ganhar este jogo. Para nós e para eles». 

«Os jogos ganham-se através de um coletivo forte, que depois podem ser decididos pelas individualidades. Queremos ser uma equipa forte, sem grandes surpresas. Vamos encontrar um rival que nos vai obrigar a dar o melhor para vencer. Queremos a vitória perante os nossos adeptos»
 
«Queremos que seja uma festa e um dia fantástico para o futebol, em paz. Não tenho dúvidas de que vai ser assim, temos adeptos magníficos com comportamento exemplar»
 «Este é daqueles jogos que todos querem vencer. A vitória é tão importante para um lado como para o outro».

«Decisivo? Ainda falta muito campeonato. Nada será ganho ou perdido nesta partida, mas queremos muito vencê-la»,

«Não vamos gastar energias com contas que só se farão mais para a frente. Queremos ganhar, é muito importante essa vitória, mas são três pontos e um título conquista-se pela soma de vários pontos».

«Foi uma semana com normalidade, mas na qual sentimos a intensidade que merece um jogo como o de amanhã. Sei o que está em jogo, é um clássico dos grandes que envolve muita paixão e emoção. Para nos é sempre importante ganhar pontos, como é evidente, ainda mais com a repercussão deste tipo de jogos. O rival vai obrigar-nos a dar o nosso melhor frente aos nossos adeptos»

«Estudámos o rival, como ataca, como defende, faz quase tudo bem. São só três pontos em jogo, mas a repercussão do jogo é sempre maior. É evidente que a vitória dá para chegar mais à frente, mas o título está ainda muito longe. Convivemos com pressão diariamente, mas esperemos que esta nos empurre com ambição e emoção. Estamos focalizados a cem por cento em vencer este jogo. É uma oportunidade sensacional para que os meus rapazes mostrem todo o seu potencial. Não analiso o que se vai passar depois, não perdemos mais energias em nada mais»

«O Benfica é uma equipa de grande qualidade, que me agrada muito, tem um muito bom treinador e muito bons jogadores. O Benfica faz muito bem quase tudo»

«Ainda não falei com Jorge Jesus, não o conheço pessoalmente, mas tenho a melhor impressão possível dele como treinador. Está há muitos anos no clube, isso é importante. Estão criadas muitas dinâmicas, muitos automatismos. Tem feito um trabalho excelente no Benfica. Admiro muito o trabalho que está a fazer e acho que é um treinador excelente».

PS - Se o Barcelona está impedido de contratar jogadores até Janeiro de  2016, como pode pensar em Danilo para substituir Daniel Alves, no Verão de 2015?


- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset