Populares Mês

segunda-feira, 20 de outubro de 2014


Porque é para a Champions, porque é frente a um histórico do futebol espanhol, porque vem após uma derrota que custou a digerir, o F.C.Porto - Athletic Bilbao é o jogo ideal para recuperar o crédito e a confiança. Mas para isso é preciso, mais que tudo, ganhar. Se puder ser com uma boa exibição, óptimo. Mas se não puder, paciência... ficar com os três pontos é o que verdadeiramente importa. Vencer a equipa basca, para além de tudo, significa dar um passo muito grande, colocar um pé nos oitavos-de-final, primeiro objectivo que temos na prova rainha da UEFA.

Eu sou do tempo em que no F.C.Porto quando se perdia um jogo, quanto mais depressa viesse o próximo melhor. A razão explica-se facilmente e é simples: depois de uma derrota, ganhar o jogo seguinte é sempre o melhor, o único remédio para ultrapassar um mau resultado. Portanto, amanhã veremos se esse espírito ainda tem raízes no Dragão. Se esta malta consegue canalizar as azias provocadas por uma eliminação prematura de uma prova que queríamos ganhar, para derrotar um adversário que apesar de estar a fazer um mau campeonato espanhol, tem valor e vem apostado em surpreender - nada melhor para o Athletic se  começar a reabilitar que um resultado positivo na casa do F.C.Porto, líder do Grupo H. É também uma oportunidade para mostrar se este Porto caiu, mas é capaz de rapidamente se levantar, ou fica no chão a carpir mágoas.

- Vamos lá pessoal, não vale a pena chorar sobre o leite derramado, olhem para a frente, olhem para o Athletic. Vocês são bons, têm qualidade, capacidade para fazer bem o vosso trabalho. Mostrem carácter, de que massa são feitos, dêem uma resposta às aves de mau agoiro e aos portistas de pouca fé.

- Vamos lá Mister, já falhamos o tínhamos a falhar, agora para a frente é que é o caminho. No futebol o bestial está muito perto da besta, tudo muda muito rapidamente. Neste momentos eles riem, fazem a festa, mas estamos em Outubro e apesar de parecer Verão, ainda muita água passará por baixo das pontes. Veremos quem rirá em Maio.

- Mister, treinar o F.C.Porto não é fácil, pelo contrário, como já deve ter percebido, mas é um grande desafio. Um desafio daqueles que vale a pena enfrentar. É uma experiência marcante, rica e quem sai da Universidade do Dragão com nota alta está preparado para tudo... Como tese, gosto de treinadores com  personalidade, que se acreditam no seu trabalho e nos seus métodos, não desistem à primeira contrariedade. Mas não gosto de treinadores teimosos que só desistem quando batem contra a parede.

Mística:
É a palavra que está na moda nos portistas. Toda a gente fala de mística. Alguns dos ex-profissionais do F.C.Porto que falam de mística, deviam estar caladinhos, falta-lhes legitimidade.
- O que a mística, Jaime Magalhães?

Convocados do F.C.Porto:
Guarda-redes, Fabiano e Andrés Fernández;
Defesas, Danilo, Maicon, Martins Indi, Alex Sandro e Marcano;
Médios, Rúben, Herrera, Óliver, Evandro, Brahimi e Casemiro;
Avançados, Quaresma, Ricardo Pereira, Tello, Jackson, Aboubakar, Quintero e Adrián.

Equipa provável:
Fabiano, Danilo, Maicon, Martins Indi e Alex Sandro, Casemiro e Herrera, Óliver, Tello, Jackson e Brahimi.

Dossier de imprensa da UEFA. Está lá tudo sobre as duas equipas, confrontos, árbitros, delegados, etc.



Antevisão de Julen Lopetegui:
«O Athletic Bilbao é, sem qualquer dúvida, a equipa mais forte e mais completa que vamos defrontar este ano. A classificação na La Liga não reflete a qualidade dos jogadores e do treinador, que conheço muito bem. É um clube especial, que merece o meu respeito pela maneira particular que têm de viver o futebol»

«Ter um encontro desta importância logo após esta derrota é muito bom, porque queremos apagar a má memória do último duelo. É um jogo de grande relevância para nós. Temos sofrido golos em situações de maior demérito nosso do que mérito dos adversários e são erros que temos de melhorar. Como? Sendo mais inteligentes e mais certos nas decisões».

«Não estou dependente de resultados, mas do trabalho que a equipa faz a cada jogo. Temos de olhar em frente, pensando nos nossos erros mas sabendo que também fizemos muitas coisas bem. Há o costume de fazer contas muito rapidamente mas no final é que se devem fazer. Para mim, para nós e até para o Ath. Bilbao».

«Não. Não estou concentrado em fazer rotatividade, mas sim em encontrar a equipa certa para cada jogo. Não quero falar no passado. Se fico a olhar para trás ainda caio.  Virámos a página e só queremos olhar para a frente. Ficámos tristes por sair da Taça de Portugal, mas o jogo de amanhã exige que nos concentremos nele».

«Num jogo de Champions League precisas sempre de ganhar. Queremos fazer um bom jogo e continuar a somar pontos num grupo que vai ser muito equilibrado».

 «Jogar contra o Athletic é especial. Sou, desde pequeno, adepto da Real Sociedad, mas sou um grande admirador do Athletic Bilbao, da sua história e da sua grandeza»

Antevisão de Jackson:
«O Ath. Bilbao merece todo o nosso respeito e não os podemos subestimar. Vai ser difícil mas estamos preparados»

«Se estivéssemos a ganhar, ninguém questionava a rotatividade que o treinador está a fazer. Neste clube todos os jogadores estão preparados para serem titulares, infelizmente os resultados não estão a ser os desejados»


«A derrota com o Sporting foi muito dolorosa mas já nada podemos fazer para alterar o resultado. Esperamos retomar o trilho das vitórias com o Ath. Bilbao, até porque queremos dar sequência aos dois bons resultados que conseguimos nas duas jornadas iniciais da Champions». 

« Todos erram penáltis. Senti a tristeza por não conseguir concretizar, mas já pensei o que tinha a pensar em relação a isso e agora há que me concentrar no jogo com o Ath. Bilbao»

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset