Populares Mês

segunda-feira, 28 de julho de 2014


É natural que perante tantas expectativas e tanto entusiasmo, o resultado e a exibição do F.C.Porto na tarde/noite de ontem, tivesse deixado um certo amargo de boca em muito adeptos - nada de confundir com aqueles que já esperavam Ópera e desataram logo a assobiar. Eu incluo-me no grupo daqueles que esperava mais. Mas compreendo perfeitamente que não podia exigir muito mais a jogadores que só chegaram agora e apenas treinaram duas ou três vezes, nunca jogaram juntos com os colegas e sendo assim fica difícil saber os espaços a pisar, a posição a ocupar, na hora de passar perceber onde vai estar alguém a receber, brilhar é quase impossível. A isto deve juntar-se o cansaço próprio das pré-épocas e que também faz com que nesta altura as pernas ainda pesem, a capacidade de pensar e executar rápido não esteja no ponto e jogador cansado e com as pernas pesadas, não pensa bem, tende a agarrar-se à bola, perde-a com facilidade, emperra a fluidez de jogo, fica mais fácil de anular pelos jogadores adversários. Ontem na tarde/noite do Dragão, também foi por isto e porque o Saint-Étienne é uma equipa já muito trabalhada e por isso bem estruturada e organizada, que as coisas não correram bem ao F.C.Porto. 
Portanto e apesar do tempo apertar, a preocupação é alguma, mas nada que nestas três semanas que faltam  até aos jogos oficiais não possa ser melhorado de maneira que a equipa já se apresente a nível razoável na primeira hora da verdade e que para mim é o play-off de acesso à Champions League. 
Se sobre isto estamos conversados, há outras coisas da noite de tarde/noite de ontem que quero abordar e este é o momente certo, para, com toda a frontalidade, o fazer. As pré épocas também servem para definir as regras do jogo em vigor durante o ano desportivo.

Primeiro: Helton foi apresentado e sem que nenhuma explicação tenha sido dada sobre a colocação na sua conta da Instagam de uma frase sobre, um fundo negro e que dizia: "Eternamente grato, 1993/2014". Alguém que está há 9 anos no F.C.Porto e é um dos capitães, deve achar que pode ter um arrufo, amuar e qual menino birrento, lançar a confusão. Depois faz-se uma vénia e bate-se palmas aos adeptos e tudo está resolvido, não há nada para dizer. Como disse o Presidente sobre Deco, "Aqules que merecem nunca são esquecidos" e eu acrescento, são respeitados e tolerados, mas convém não exagerar.

Segundo: Varela não colocou nada no Instagam, nem no Twitter ou no Facebook, mas quer sair - confirmou o treinador, aquilo que Varela já tinha dito há tempos atrás - e como quer sair nem sequer foi apresentado. Já aqui disse que até compreendo o desejo, mas desde que os interesses do F.C.Porto fossem acautelados. Só podem estar e por isso o Drogba da Caparica ontem ficou em casa. Porque se não estão devia ser apresentado, tal como Steven Defour - outro que também quer sair, mas como ainda não há acordo com o clube que o pretende lá esteve na festa de apresentação. 

Terceiro: Evandro ontem não jogou um minuto, já contra o Genk só tinha entrado a meio da segunda-parte. Pode não querer dizer nada, pode querer dizer que não é uma opção prioritária para Lopetegui e quando ainda há gente para sair... Gosto de Evandro, da forma como evolui e da forma como conjuga a dupla função, muito importante num médio, atacar - e aí aparecer na zona de finalização para marcar golos, 11 no Estoril da época passada - e defender - baixar para equilibrar a equipa e manter a organização, trabalhar na recuperação da bola. Gosto da forma simpo brasileles e prática como joga e não sendo daqueles jogadores que adorna e dá nas vistas, nota-se que está lá. Tem outra vantagem, já conhece bem o futebol português, já está integrado, não precisa de grande tempo para assimilar processos  e responder afirmativamente. Assim tenha oportunidades. Não sei o que vai na cabeça de Lopetegui, mas espero que Evandro, tal como já aconteceu com Josué e Ghilas, sem esquecer Fabiano - vamos esperar para ver se quem vai chegar tem o que tem e mais o que não o guarda-redes brasileiro... - não seja vítima do facto de ao contrário de outros, o treinador não o conhecer desde pequenino.
Aguardemos.

Esta é uma época importante, importa formar um grupo amigo, unido, coeso, solidário. Ninguém está acima dos superiores interesses do F.C.Porto, a palavra tem de ser nós e não eu. Todos diferentes, todos iguais. Acredito que quando for a sério não vai haver espaço nem tempo para meninos mimados, nem desabafos públicos, muito menbos filhos e enteados.

PS 1 - Tello mostrou-se surpreendido com a grandeza da festa de apresentação.
Parece que há quem só agora comece a perceber verdadeiramente o que é o F.C.Porto e a exigência a que os seus profissionais estão sujeitos.

PS 2 - As galinhas andam nervosas - pudera!, prometeram-lhes o Céu e estão a ver a Terra a tremer - e já desconfiam de tudo, até de Soares Dias ter arbitrado jogo de ontem no Dragão. Como não foi o F.C.Porto que pediu este ou aquele árbitro, Soares Dias foi nomeado por quem de direito, sosseguem a passarinha. O árbitro do Porto fez uma arbitragem correcta, ao contrário do mal-amado Hugo Miguel que cheio de espírito cristão, arranjou um penalty para que a Eusébio Cup, a primeira sem a presença física do chamado King, ficasse na Luz. Ele não tem culpa é que tenham desperdiçado o penalty.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset