Populares Mês

sábado, 19 de julho de 2014


No primeiro jogo com algum grau de dificuldade, o F.C.Porto deu indicações de estar no bom caminho. Uma vitória justa na casa do Genk, sexto classificado no último campeonato belga, com períodos muito interessantes, mais na segunda-parte e um Sami a mostrar a todos aqueles que nem o benefício da dúvida lhe deram, está lá para complicar a vida ao treinador. É natural que os segundos 45 minutos fossem melhores, entraram jogadores que estão a trabalhar desde que a época começou, têm mais ritmo, estão menos cansados que os só chegaram há poucos dias e estando menos desgastados, pensam e executam mais rápido e melhor. Houve pressão, não uma pressão isolada e desgarrada, mas com critério e organização; houve boa circulação e uma posse segura; houve largura, vontade de atacar sempre, mesmo quando a vantagem já era de dois golos; mas também houve erros grosseiros e que atendendo à qualidade e quantidade, vai ser o cabo dos trabalhos para quem os cometer. Também têm de ser corrigidos os espaços que aparecem nas costas de uma equipa que quer ser curta, compacta e subida. E erros por displicência e desconcentrações inaceitáveis como as de Reyes ou  Lichnovsky, mais Fabiano, têm de ser definitivamente irradicados.

Tirando isso, ainda não é tempo para grandes avaliações individuais, as exceções que abro são para o já citado Sami que marcou muitos pontos e para Rúben Neves, um miúdo de 17 anos que joga como um jogador feito e batido. Vendo como já jogou, mas principalmente como quer jogar o F.C. Porto de Lopetegui, Fabiano tem de melhorar  a ocupação do espaço à sua frente e embora em menor escala, o jogo de pés. Gostei de ver que nos cantos e nos livres, a bola não é despejada, mas vai na direcção de alguém que vai aparecer no sítio certo.

Agora é esperar que mundialistas, mais Casemiro e afins, se integrem e toca a criar uma equipa base e automatismos, que a pré-eliminatória da Champions League está quase aí.
Mesmo sem entrar em grande euforias, repito: temos gente, treinador e plantel, para que 2014/2015 faça rapidamente esquecer a época anterior.

- Copyright © Dragão até à morte. F.C.Porto, o melhor clube português- Edited by andreset